rss
email
twitter
facebook

sexta-feira, março 19, 2010

Implicações das Tecnologias da Informação e Comunicação em Rede na Sociedade








EPIC 2014 é um pequeno documentário educacional, criado por Robin Soan e Matt Thompson que procura retratar toda a história (inacabada) que caracteriza as tecnologias desde à sua evolução e possível ascensão do impacto das mesmas para o universo. Se inicialmente as tecnologias despertam em nós a imagem de um (maçudo) computador coadunado a um sentimento de individualidade, com o decorrer dos tempos, as tecnologias não são algo exterior ao nosso ser, mas sim algo incutido em nós que coexiste nas nossas escolhas, pensamentos, sentimentos... Existe neste sentido um sentimento de pertença que não reconhece as tecnologias como algo restrito ao circunstancial mas sim como algo amplo, que não reconhece obstáculos, fronteiras ou limites e que traz na sua essência a "vida em si", a minha, a tua existência, a nossa vida e daqueles que nos são próximos (ou não) ... De todos que participam e se deixam envolver pela sua presença ou simplesmente a observem!

Neste filme é possível constatar dados que remetem para um passado (ainda que bastante recente) e também uma eventual previsão do mundo para 2015 designadamente no âmbito das tecnologias, incidamente em relação às comunicações em rede...Trata-se portanto de uma projecção da evolução temporal com referência a datas dos principais acontecimentos que contribuíram para a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, que começa em 1989 com o surgimento do WWW até ao aparecimento do EPIC (Construção Evoluída de Informação Personalizada - sistema dinâmico de informação personalizada) que ocorrerá em 2014.

As implicações no quotidiano e na educação da utilização das tecnologias de informação e comunicação e mais propriamente onde a Google dominará a internet traduzem-se em possíveis vantagens e possivelmente desvantagens. Destacam-se como pontos positivos a possibilidade de aceder rapidamente a diversos e vários tipos de informação; perspectiva-se a possibilidade de "derrubar" barreiras (físicas, materiais, económicas, culturais, pessoais e geográficas), partilhar ideias, e a aquisição de competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho e numa sociedade cada vez mais competitiva.

Os aspectos aspectos negativos traduzem-se em receios como a dominação mundo, em que o ser humano se vê controlado pelas novas tecnologias, sem possibilidade de escolha e sem privacidade. Também pode levar ao isolamento e ao sedentarismo. Como refere Tim Berners-Lee, o importante é que saibamos filtrar a informação, “recusa-la e observá-la por um diferente ponto de vista combinada, limpa, fatiada”, para que deixe de ser um perigo, para deixarmos de ser dominados pelas máquinas.

Numa perspectiva mais crítica a Internet deveria ajudar a resolver problemas sociais, designadamente, a pobreza, a exclusão social e fomentar a igualdade de oportunidades como menciona Saramago. Com este panorama, devemos perceber e passar a ser produtores e não, meros consumidores de informação.

Este filme encerra suas previsões no ano de 2015... Não sabemos se o futuro será caracterizado pelo predomínio de vantagens ou desvantagens para o cidadão em geral...

0 comentários: